Por Fernando Fontainha, Júlio Canello, Ana Carolina de Sousa Castro, João Pedro Pacheco Chaves, Luiza Meira Bastos, Paulo Joaquim Rodrigues, Pedro Araújo Fernandes.
Foi publicado o livro O tempo, o espaço e a reforma no TRT/RJ : diagnóstico institucional resultado da pesquisa realizada no bojo do Edital de Convocação Pública nº 3/2018 do Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ªRegião – TRT1.
RESUMO: No ano de 2018 a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região – TRT1 lançou o Edital de Convocação Pública nº 3/2018, a terceira edição de sua Chamada de Pesquisadores para recebimento de propostas que contemplem projetos de pesquisa sobre temas caros ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional do Poder Judiciário brasileiro, mais especificamente à Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. Um dos dois eixos de pesquisa propostos era intitulado “Padrões de litigância no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região: diagnóstico do fluxo processual”, objetivou investigar a articulação entre diferentes elementos dos processos e sua duração do processo, sempre com o propósito de emprestar maior inteligibilidade ao fazer judiciário de magistrados e servidores, buscando correlacionar o número e a forma das audiências, carga de trabalho (workload) e quantidade de processos (caseload), homogeneidade e heterogeneidade decisória em casos semelhantes (segurança jurídica) e/ou consolidação jurisprudencial com tempo (médio) do processo. A proposta despertou o interesse do recém fundado DECISO – Núcleo de Pesquisas em Direito e Ciências Sociais do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) que, por meio de seu coordenador, o primeiro autor, concorreu e foi selecionado. Dois foram os principais desafios gerais (…)