O DECISO

O Núcleo de Pesquisas em Direito e Ciências Sociais – DECISO é um dos grupos de pesquisas do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP-UERJ.

QUEM SOMOS

O DECISO é coordenado por professores pesquisadores do IESP-UERJ, e conta com uma equipe de pesquisadores discentes dos programas de pós-graduação em Sociologia, Ciência Política e Direito da UERJ. Também participam do grupo Pesquisadores Associados de várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.

MISSÃO

O DECISO tem por missão a produção e a difusão do conhecimento científico sobre o Direito, sob a mirada das Ciências Sociais. Nos interessam as múltiplas dimensões do Direito: trabalho, instituições, elites, organizações, história, memória, ensino, profissões, formação profissional, recrutamento, bem como suas interfaces com os demais fenômenos sociais e políticos. O DECISO realiza esta missão através de atividades de pesquisa e ensino.

PESQUISA

Suas atividades de pesquisa são de caráter espontâneo e induzido. As pesquisas espontâneas do DECISO são as teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de especialização e de graduação que seus pesquisadores discentes realizam, quase todas beneficiadas por fomento público, bem como pesquisas coletivas propostas perante chamadas abertas de fomento público ou privado, nacional e internacional. As pesquisas induzidas do DECISO são aquelas realizadas mediante resposta à propostas difundidas ou diretas de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, dentro da sua área de expertise.

ENSINO

As atividades de ensino do DECISO são de caráter curricular e sob demanda. Suas atividades de ensino curricular consistem no oferecimento regular de cursos em várias etapas de formação na UERJ, com ênfase na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). As atividades de ensino sob demanda do DECISO consistem no oferecimento de cursos, oficinas e ateliês de extensão, formação, e aperfeiçoamento para instituições públicas e privadas, com ênfase em escolas profissionais de carreiras jurídicas, como a magistratura, o ministério público, a defensoria pública e a advocacia pública e liberal.