Categories
Arquivo de Publicações Artigo Científico Notícias Pesquisadores Pesquisadores(as) associados(as)

Publicação do artigo “Entre Comendadores, Cruzes E Colares: A Ordem Do Mérito Judiciário Trabalhista No Rio De Janeiro” na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de autoria de Fernando Fontainha e Luiza Meira Bastos

Fernando Fontainha e Luiza Meira Bastos publicaram no 488º volume da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro o artigo ENTRE COMENDADORES, CRUZES E COLARES: A ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO TRABALHISTA NO RIO DE JANEIRO.

Confira a íntegra do trabalho aqui.

Resumo: O objetivo deste artigo é a pergunta: é possível descrever uma instituição judiciária a partir da forma como organiza e distribui medalhas, comendas e homenagens que ela mesmo criou? Assim, nos interessará a forma como isto é feito, as normas da “Ordem do Mérito Judiciário” da justiça trabalhista do Rio de Janeiro, a maneira como são feitas as indicações e principalmente quem é homenageado. Investigaremos a distribuição das homenagens por sua própria hierarquia (existem quatro), bem como pela relação entre estas e outros marcadores sociais, como gênero, região, profissão e pertença ao mundo do direito.

Palavras-chave: Justiça do trabalho; Honrarias; Sociologia do Judiciário.